quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Axilas escuras

Se, és daquelas mulheres que tem problemas em levantar os braços para que ninguém se aperceba que tens axilas escuras, fica já a saber qual a solução para esta constante preocupação.

As axilas escuras são um problema mais comum nas mulheres morenas ou negras, não querendo dizer que as pessoas de pele clara não sofrem deste “mal”, causado pela melanina, presente na camada da pele.



Devido às axilas serem uma zona sensível e a depilarmos esta área com frequencia, esta zona tem tendência a ficar mais escurecida. Além destes motivos, existem ainda outros factores que podem levar ao escurecimento das axilas, como são exemplo das alergias, alterações hormonais, o uso constante de desodorizantes com álcool, a quantidade de suor libertada, o excesso de peso, métodos de depilação, e.t.c.
Por vezes, surgem também bolinhas vermelhas, irritação, comichão, pelos encravados e raramente aparecem pequenos nódulos (caroços) que causam dor e nos deixam preocupadas. Todas estas situações são causadas pelo mesmos motivos acima mencionados.

Em qualquer dos casos, podes consultar um dermatologista que depois de analisar a tua situação, te indicará a melhor solução ou o melhor tratamento para o teu caso.

Tratamentos para clarear as axilas.
Peeling
É o tratamento mais eficaz, mas também o mais agressivo. Passa pela aplicação de uma substância ácida para queimar superficialmente a pele o que provocará uma descamação e consequentemente a remoção da pigmentação total ou parcial da pele. Sentirás um ardor que desaparecerá em alguns minutos. Se tens as axilas muito escuras este não é o tratamento mais indicado para ti.



Luz Pulsada – O chamado Laser
A luz pulsada emite raios luminosos na pele que ajudam a diminuir a pigmentação excessiva do local desejado. Os raios são absorvidos pela melanina e destróem esse pigmento. Neste tratamento poderás também sentir um ardor que desaparecerá em minutos. É um tratamento com bons resultados na remoção dos pelos deixando a pele lisinha e suave, longe das agressões dos tradicionais métodos de depilação.



Cremes clareadores:
Actualmente existem no mercado, algumas marcas de desodorizantes que ajudam a reverter este problema. Esta é a solução mais barata mas também a mais demorada. Só com o uso diário e ao fim de algum tempo é que poderás ver alguns resultados. Procura estes desodorizantes no hipermercado mais proximo, e escolhe o que mais se adapta a ti.


Dicas caseiras que ajudam no processo de clareamento das axilas.
- Hidrata sempre a pele;
- Usa desodorizantes sem álcool;
- Após a depilação não apliques o desodorizante para não irritar a pele;
- Não depiles as axilas todos os dias.


Receita caseira para clarear a pele das axilas e virilhas:
Ingredientes:
1 colher de sopa de aveia;
1 colher de sopa de maisena;
1 colher de sopa mel;
1 xícara de chá de leite de soja.

Preparação:
Junta todos os ingredientes numa panela e leve ao lume até engrossar.
Deixa arrefecer para não queimar a pele na aplicação.
Aplica a mistura na região escura (axila ou virilha) e deixa actuar entre 10 a 15 minutos Retira e aplica um creme hidratante.
Podes fazer esta aplicação até três vezes por semana para obter o efeito clareador desejado.