domingo, 21 de agosto de 2011

20 Dicas Para Ter Unhas Bonitas e Saudáveis

Como ter unhas bonitas e saudáveis ?

Para conseguires umas unhas bonitas e saudáveis, daquelas que metem inveja a qualquer mulher, não é necessário um grande esforço.
Basta teres alguns cuidados básicos, e vais ver que logo consegues umas unhas deslumbrantes.

1 - As unhas fracas e quebradiças são causa, geralmente, de falta de vitaminas A, C, E e minerais como zinco, ferro e cálcio, assim procura equilibrar a tua dieta alimentar.
2 – Coloca diariamente um creme hidratante, aproveitando para massajar as unhas com movimentos circulares.
3 – Uma vez por semana, mergulha as unhas em azeite morno por um período de 30 minutos.
4 - Massagem nas mãos activa a circulação e favorece também o crescimento das unhas.
5 - Bebe água em quantidade suficiente para ficar hidratada, as unhas precisam de hidratação como qualquer outra parte do corpo. Elas também podem ficar ressecadas e quebradiças com a falta de água.
6 - Evita usar as unhas como ferramenta. Elas não foram feitas para abrir embalagens, raspar ou qualquer outra actividade deste género.
7 - Usa luvas sempre que colocares as unhas submersas em água ou em contacto com detergentes, ou outros produtos químicos.
8 - Deixar as unhas pintadas por mais de cinco dias pode enfraquecê-las. Quando o esmalte começa a descascar é hora de retirá-lo, aproveita a altura para te dedicares à hidratação da área.
9 - Usa acetona só uma vez por semana. Este tipo de produto, quando usados em excesso, resseca as unhas deixando-as frágeis e quebradiças. É recomendada a utilização de removedor de esmaltes em vez de acetona, pois geralmente é mais suave e não resseca tanto as unhas.
10 - Convém dares um intervalo de pelo menos uma semana entre a aplicação de vernizes, pois as unhas  também precisam de respirar.
11 - Deves manter todos os instrumentos (espátula, alicates, limas) limpos e desinfectados. Se fores a uma manicura, verifica se ela desinfecta o material após cada cliente.
12 - Não tentes reaproveitar esmaltes ressecados utilizando solventes, pois eles modificam a sua composição química, comprometendo a qualidade do produto, ou seja, até podes utilizá-lo, porém haverá alterações na textura, além de descascar mais rápido.
13 - Quanto às cutículas, o ideal é retirar só o excesso, pois elas formam uma barreira protectora contra a invasão de micro organismos causadores de doenças. Começa por aplicar um creme específico para as amolecer e em seguida empurra-as com a espátula, retira somente o excesso de pele que sobra com a ajuda de um alicate, mas sem eliminar toda a cutícula. A cutícula protege as unhas contra fungos e bactérias, por isso, é um erro retirá-la totalmente. O correto é amolecê-la, empurrá-la com a espátula e somente remover o excesso.
14 - As unhas dos pés devem ser lixadas em formato quadrado, para evitar que encravem. Nas mãos, lima-as em formato quadrado ou o redondinho, é uma questão de gosto.Unhas em formato pontudo, podem quebrar com mais facilidade. O formato ovalizado é ideal para unhas fracas, porque quebra com menos facilidade.
15 - Uma vez por mês, lixe também a superfície das unhas, com a parte mais fina da lixa, para retirar as impurezas e as células mortas.
16 - Antes de passares o esmalte, usa sempre uma base fortalecedora.
17 - Um truque para a tua unha parecer mais comprida, é deixar uma faixa bem fininha sem pintar nas laterais da unha, mas cuidado para não ficar com ar de desleixo.
18 - Para o esmalte durar mais tempo, a dica é passar a ponta do dedo sobre a parte limada da unha, logo depois que ela for pintada. Isso ajuda a retirar o excesso de esmalte, o culpado pelas pontas das unhas descascarem rápido. Já para evitares as bolhas, faz as unhas em um local arejado, e a uma temperatura confortável.
19 - Para o esmalte secar mais rápido, em primeiro lugar evita o excesso de esmalte, limpando bem o pincel na borda do frasco antes de aplicá-lo nas unhas, e em segundo lugar mergulhar as mãos em água bem gelada pode ajudar. Podes também usar um óleo secante logo depois de acabar de pintar.
20 - Muitas pessoas tem dúvidas se a cor utilizada nas mãos tem que ser as mesma utilizada nos pés, isto depende do estilo de cada um. Se fores mais ousada, opta por pintar as unhas das mão com um tom bem forte e deixar as dos pés bem mais discretas, ou vice-versa.

Beijinhos.